World Chambers Federations
e Serviços para Câmaras

A World Chambers Federation (WCF) é uma rede global única de 12.000 câmaras de comércio, de mais de 125 países. Sua missão é oferecer uma ampla gama de produtos e serviços para ajudar as câmaras a entregar o melhor serviço possível para seus respectivos membros.

A cada dois anos, a WCF organiza o World Chambers Congress, um dos eventos mais esperados no calendário das câmaras de comércio.

A WCF também desempenha uma função de representação e defesa do papel das câmaras a nível global, promovendo o seu papel enquanto entidades competentes para a emissão e aceitação de Certificados de Origem. Em particular, a WCF lançou um sistema de acreditação internacional, ao qual as câmaras de comércio podem aderir voluntariamente. Ao aderir à cadeia, as câmaras concordam em adotar os padrões internacionais para a emissão de certificados de origem. Além disso, a WCF também oferece programas de treinamento e capacitação para apoiar este trabalho.

Entre as outras atividades da WCF encontram-se a gestão do sistema ATA Carnet, conhecido como o “passaporte de bens”, que é um documento internacional aduaneiro que permite por até um ano a isenção de impostos para a exportação e importação de bens. Aceito em cerca de 80 países, no Brasil a CNI foi selecionada pela Receita Federal para atuar como entidade garantidora, responsável pela emissão e controle dos Carnets no país.

Os projetos e atividades da WCF envolvem câmaras locais, regionais, bilaterais, e transnacionais. Toda câmara associada à ICC Brasil podem se filiar de forma automática à WCF.

Mais informações: