Cartas de Crédito e
Financiamento ao Comércio

As regras globais da ICC para créditos documentários foram estabelecidas na década de 1930 e desde então se tornaram as regras de comércio privadas de maior sucesso já desenvolvidas.

A atividade bancária desempenha um papel inegável em fazer o comércio funcionar para todos, permitindo que até as pequenas empresas assumam riscos e conquistem novos mercados internacionais. Os bancos correspondem atualmente a mais de um terço das transações comerciais globais, isto é, trilhões de dólares a cada ano.

E se o comércio precisa de financiamento para fluir, os bancos, por sua vez, precisam de regras e diretrizes comuns para lidar com suas contrapartes de outros países, a fim de evitar obstáculos que possam surgir a partir de regras nacionais conflitantes.

Todos os anos, transações comerciais de mais de US $ 1 trilhão são conduzidas com base nas regras da ICC sobre créditos documentários – agora conhecidas como UCP600 – ainda que o comércio internacional esteja em constante evolução.

Isso leva a ICC a ajustar e revisar continuamente essas regras para refletir a natureza mutável da atividade bancária no comércio.

A ICC também desenvolve diretrizes como forfaiting, garantias de demanda e financiamento da cadeia de suprimentos – todas as maneiras pelas quais os bancos trabalham com as empresas para mitigar os riscos envolvidos no comércio. A ICC ainda oferece regras para resolução de disputas documentais (DOCDEX), com o objetivo de tornar a resolução de litígios de trade finance mais ágil, justa e econômica e evitar eventual desaceleração do comércio global.

Com a economia global cada vez mais digital, a ICC tem trabalhado globalmente através da ICC Digital Standards Initiative para desenvolver padrões digitais harmonizados aplicáveis a transações comerciais, que diminuam custos e torne as operações de comércio mais ágeis, incluindo o acesso a financiamento.

Quer saber mais sobre o trabalho global da ICC?