A ICC Brasil – capítulo nacional da International Chamber of Commerce, a maior organização empresarial do mundo – manifesta sua preocupação com o anúncio da imposição de novas tarifas a produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos.
Brasil e Estados Unidos mantêm um histórico de mais de 200 anos de relações políticas e econômicas, que se ampliaram ao longo de dois séculos, de forma equilibrada e mutuamente benéfica. As medidas tarifárias anunciadas ontem comprometem o espírito de cooperação e confiança que sempre balizaram as interações entre ambos os países.
A tarifa de 50% para produtos brasileiros não afeta apenas o nosso país, mas também os Estados Unidos que detêm importações de diversos setores brasileiros, cuja interrupção poderá gerar impactos relevantes para a própria economia americana. Os riscos de disrupção atingem a segurança de suprimentos estratégicos nos EUA em setores como petróleo, minérios, agronegócio, celulose e aviação. Nessas cadeias, os impactos vão além do comércio direto — atingem empregos, custos industriais e investimentos.
A ICC Brasil defende a ativação urgente de canais diplomáticos e institucionais de alto nível, com foco no pragmatismo e na construção de soluções técnicas e orientadas ao restabelecimento do diálogo e de condições comerciais previsíveis e estáveis. É necessária uma estratégia robusta para preservar essa relação histórica e garantir a confiança mútua.
A maior inserção internacional do Brasil é um dos principais vetores para o desenvolvimento econômico e social do país. A ICC reitera a importância de ampliar as relações comerciais e de fortalecer laços com economias relevantes, potencializando o acesso a diferentes mercados para o setor privado brasileiro, e se coloca à disposição para a busca de soluções.