A ICC e a ICC Brasil marcaram presença na Conferência Climática de Bonn (SB62) – o principal marco técnico nas negociações climáticas da ONU antes da COP30 em Belém, no final deste ano – que aconteceu entre os dias 16 e 26 de junho na sede da UNFCCC em Bonn, na Alemanha.
As duas semanas foram marcadas por negociações intensas, consultas informais e discussões frequentemente acaloradas entre as Partes, mas com o lembrete de que a cooperação internacional e o multilateralismo são as melhores ferramentas que temos para enfrentar o desafio climático.
Houve avanços importantes em temáticas como adaptação e transição justa que, junto com financiamento e operacionalização do programa de trabalho de mitigação devem ser destaques nas negociações em novembro, em Belém. Outro destaque da Conferência foi o lançamento da Agenda de Ação pela Presidência da COP30, dividida em 6 eixos e 30 objetivos-chave. Mercados de carbono, clima e comércio, bioeconomia, tecnologia, entre outras prioridades para a ICC Brasil, estão presentes na agenda.
A ICC, como Ponto Focal oficial da UNFCCC para Negócios e Indústria, a ICC Brasil e membros da comunidade empresarial participaram ativamente e contribuíram para diversas discussões técnicas, além de se se reunirem com negociadores e especialistas de vários países ao longo das duas semanas.
No dia 20 de junho, João Teixeira, Gerente de Sustentabilidade da Natura, participou da mesa-redonda “Advancing NDC implementation and enabling environment” e levou a voz das empresas à mesa de negociação, destacando a importância de NDCs claras e transparentes e o papel do setor privado como parceiro fundamental de implementação.
Já no dia 24 de junho, foi conduzida uma sessão para colher subsídios sobre o 6º Diálogo Global e Evento Focado em Investimentos no âmbito do Programa de Trabalho de Mitigação. A Coordenadora de Policy para Sustentabilidade da ICC Brasil, Danielle Berini, representou a comunidade empresarial global na ocasião e enfatizou em sua fala a importância e os atuais entraves da circularidade, sua conexão com bioeconomia e o papel do comércio internacional e dos negócios na construção de um futuro mais circular e resiliente.
Ao longo das duas semanas, a ICC também realizou briefings diários para a comunidade empresarial internacional – os chamados BINGO Briefings – a fim de discutir o andamento e expectativas das negociações, além de contar com convidados de alto nível. Em Bonn, contamos com a presença de Jim Skea, Chair do IPCC, Nigar Arpadarai e Dan Ioschpe, High-Level Champions da COP29 e COP30, Túlio Andrade, Chefe de Alinhamento e Estratégia da Presidência da COP30, além de negociadores do Canadá, Austrália, União Europeia e Reino Unido.
A declaração final da ICC/BINGO Constituency, proferida na plenária de encerramento da SB62, pode ser acessada aqui.