• 08/05/2017

A ICC Brasil  lançou na última quinta-feira (4), em São Paulo, o mais novo escritório da Corte Internacional de Arbitragem da ICC. É o terceiro escritório fora da sede da Corte de Arbitragem da ICC, localizada em Paris. O novo capítulo atuará conjuntamente com a equipe responsável pelos casos da América Latina e Península Ibérica, que continuará na sede da ICC em Paris.

Atualmente, o Brasil é o terceiro país com mais partes envolvidas em casos na ICC, representando 30% do total da América e Caribe em 2016. Dos 966 casos registrados pela ICC no ano passado, 123 eram de empresas brasileiras, envolvendo valores da ordem de US$ 100 milhões. Os principais setores atendidos foram energia, construção, telecomunicações e financeiro.

O lançamento ocorreu durante a sexta edição do Brazilian Arbitration Day, principal evento de arbitragem do país co-organizado pela ICC Brasil e pela Corte. Neste, especialistas em arbitragem com experiência mundial fazem uma análise da jurisprudência brasileira e debatem sobre os conflitos de infraestrutura. Realizada em inglês e português, essa conferência anual conta com a participação de advogados, árbitros, acadêmicos e empresários do Brasil e de outros países. A conferência do ICC Young Arbitrators Forum, destinada a jovens praticantes e usuários da arbitragem, foi também realizada na véspera do Brazilian Arbitration Day.

PRESENÇA ESTRATÉGICA – O presidente da Corte Internacional de Arbitragem da ICC, Alexis Mourre, esteve presente no evento tanto para lançar o escritório da Corte Internacional de Arbitragem em São Paulo quanto para apresentar as alterações das regras de arbitragem da organização. “Reforçar a presença da Corte em São Paulo é uma resposta direta à constante expansão do mercado latino-americano da arbitragem e um esforço contínuo para levar os serviços da ICC para mais perto dos usuários latino-americanos”, destaca Mourre.
 

Share