• 02/05/2017

No dia 12 de abril, ocorreu na sede da ICC Brasil o evento de lançamento do ciclo “Doing Business” da ICC Brasil com a presença de executivos de empresas e bancos, advogados e representantes governamentais.

O ciclo, realizado em parceria com The Economist e Confederação Nacional da Indústria (CNI), objetiva o debate de iniciativas pela melhoria do ambiente de negócios no Brasil com a participação de diversos interlocutores, para endereçar os gargalos que prejudicam a eficiência das empresas no país, tendo como base as variáveis da metodologia utilizada pelo Banco Mundial.

No lançamento foram apresentadas as visões da indústria e do Banco Mundial sobre as propostas de reformas em curso no país, expostas pelo Diretor de Políticas e Estratégia da CNI, José Augusto Fernandes, e Diretor do Banco Mundial para o Brasil, Martin Raiser. Também foi debatida a metodologia Doing Business por Marcio Zanetti da The Economist Intelligence Unit e a questão da competitividade no Brasil por Dan Kraft, da Kraft Advogados Associados.

O seminário também contou com apresentações específicas sobre Mercado de Trabalho, Comércio Internacional e Reforma Tributária.

Por fim, foi divulgada oficialmente a primeira cartilha da série “Comércio Internacional e Informação” pela Profa. Dra. Maristela Basso da Faculdade de Direito da USP com a missão de oferecer às empresas no Brasil um novo conjunto de ferramentas para o comércio internacional, investimentos e transformação digital dos negócios.

O primeiro número da série publicado, “Direito e Economia: conceitos para a eficiência dos negócios no Brasil”, tem o objetivo de apresentar aos tomadores de decisão nas empresas a metodologia “Direito e Economia” (Law and Economics) como ferramenta para mitigar riscos e contribuir para que a condução diária das atividades empresariais se faça de modo eficiente.

Share